Notícias http://www.infraestrutura.mg.gov.br Mon, 20 Jan 2025 03:55:37 -0200 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Mineirão moderniza sanitários como parte das ações de preservação do patrimônio http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3592-mineirao-moderniza-sanitarios-como-parte-das-acoes-de-preservacao-do-patrimonio http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3592-mineirao-moderniza-sanitarios-como-parte-das-acoes-de-preservacao-do-patrimonio

Assim como os jogadores se preparam para a temporada, antes do início do calendário de jogos, o Mineirão também aproveitou a pausa entre 2024 e 2025 para se atualizar. Os torcedores que visitarem o estádio neste ano contarão com sanitários totalmente renovados.

Desde dezembro, o local, que é administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a concessionária Minas Arena, deu início à reforma de seus 185 banheiros. As obras contemplam a instalação de 4.608 m² de pisos em porcelanato, o equivalente a quase dois terços de um campo oficial de futebol. O investimento, de R$ 800 mil, visa modernizar as instalações e oferecer mais conforto ao público.

As intervenções nos banheiros começaram pela parte interna do estádio, nas 131 unidades, e seguirão para os 54 sanitários das áreas externas e da esplanada. O cronograma das obras está alinhado à agenda de jogos da temporada para evitar transtornos aos torcedores.

"Adotamos a integração entre recursos públicos e privados também como estratégia para a preservação do patrimônio mineiro. A concessão do Mineirão é um exemplo bem-sucedido dessa abordagem, permitindo que recursos privados sejam aplicados na manutenção e modernização de um equipamento emblemático para a história de Minas Gerais", afirmou o secretário adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto.

Reformado há 12 anos para a Copa do Mundo de 2014, o Gigante da Pampulha recebe manutenção regular para manter seu padrão de excelência. Em 2024, foram realizadas melhorias nas áreas de hospitalidade, vestiários e no gramado sintético do entorno do campo, com investimentos de R$ 1,2 milhão.

"Um equipamento do tamanho do Mineirão precisa de cuidados constantes. Além do trabalho recorrente de parte elétrica, hidráulica, manutenção civil e sistemas, são necessárias intervenções maiores ao longo do tempo, como essas trocas de pisos. Investimos em reformas para que o estádio esteja sempre à altura das competições que sedia todos os anos”, destacou Otávio Goes, gerente técnico do Mineirão.

Para 2025, estão previstas outras ações, visando atender às exigências da Fifa para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, competição em que Belo Horizonte e o Mineirão são candidatos a sede.

Gramado revitalizado

Paralelamente às reformas, o gramado do Mineirão também passou por processo de revitalização. As intervenções, realizadas durante 32 dias e que serão concluídas neste sábado (18/01), envolveram etapas de limpeza, aeração do solo e aplicação de topdressing — técnica que utiliza uma camada de areia para corrigir o nivelamento do campo.

Durante este período de descanso do gramado, foi feita a manutenção de aspersores, traves, redes e da área de competição. Os cortes em diferentes alturas já começaram, e, no meio do ano, será realizado o overseeding, técnica que planta espécies de grama adequadas às temperaturas mais baixas.

 

Fotos: Divulgação/Mineirão 

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Notícias Fri, 17 Jan 2025 09:53:19 -0200
Obras de recuperação de rodovias na Zona da Mata entram na reta final http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3591-obras-de-recuperacao-de-rodovias-na-zona-da-mata-entram-na-reta-final http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3591-obras-de-recuperacao-de-rodovias-na-zona-da-mata-entram-na-reta-final

A recuperação de mais dois trechos de rodovias na região da Zona da Mata está em fase final de conclusão. As obras executadas na AMG-0520, entre Aracitaba e Oliveira Fortes, e na MG-452, entre Paiva e Oliveira Fortes, estão 85% concluídas e deverão ser finalizadas até o fim de fevereiro, conforme cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). As intervenções integram o programa Caminhos pra Avançar, maior conjunto de investimentos na malha rodoviária de Minas nas últimas décadas.

Com recursos na ordem de mais de R$ 20 milhões, as obras promovem melhorias para cerca de cinco mil pessoas dos municípios de Aracitaba, Oliveira Fortes e Paiva e outras 200 mil de forma indireta, considerando a área de influência da rodovia. Além disso, o trecho da MG-452 faz a conexão entre as BRs 040 e 262, encurtando caminhos e dando mais mobilidade para a região.

O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, explica que, para receber um novo asfalto, as rodovias passam por correções de danos e reciclagem no pavimento existente e, por fim, recebem uma nova capa asfáltica e nova sinalização.

“Além dos serviços de recuperação funcional, são realizados serviços de recuperação de erosões existentes ao longo dos dois seguimentos e serviços de drenagem”, completa.

O trecho foi todo recuperado e sinalizado. Atualmente, as equipes do DER-MG se dedicam aos serviços de drenagem do trecho.

Autorizadas em fevereiro de 2024, as obras geraram cerca de 44 empregos diretos e outros 128 indiretos serão gerados na região, durante a execução dos serviços.

Caminhos pra Avançar

O Governo de Minas implementou o Caminhos pra Avançar com mais de 5,5 mil quilômetros de vias contempladas. Combinando investimentos públicos e privados, o programa visa transformar a infraestrutura viária e impulsionar o desenvolvimento regional.

Dentro desse programa são previstas a recuperação de mais de 3,5 mil quilômetros de estradas divididos em dois tipos de obras rodoviárias. O primeiro focado em pavimentar segmentos rodoviários que impulsionaram o desenvolvimento econômico de regiões e a construção de grandes pontes. Já o outro tipo de obra é concentrado em realizar a recuperação funcional de pavimento de trechos viários.

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Notícias Thu, 16 Jan 2025 09:49:13 -0200
Caminhos pra Avançar: Governo de Minas conclui mais uma obra rodoviária no Vale do Rio Doce http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3590-caminhos-pra-avancar-governo-de-minas-conclui-mais-uma-obra-rodoviaria-no-vale-do-rio-doce http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3590-caminhos-pra-avancar-governo-de-minas-conclui-mais-uma-obra-rodoviaria-no-vale-do-rio-doce

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), concluiu, na segunda quinzena de dezembro, a recuperação funcional da rodovia MG-311, localizada no Vale do Rio Doce. As intervenções foram realizadas no trecho que conecta Pescador, Nova Módica e São José do Divino, de cerca de 33,5 quilômetros.

As obras, iniciadas em fevereiro de 2024, fazem parte do programa Caminhos pra Avançar, maior pacote de obras rodoviárias das últimas décadas em Minas Gerais. O investimento total foi de R$ 24,93 milhões.

A via passou por serviços de reciclagem em pontos específicos, remendo profundo em pontos críticos e recebeu nova capa asfáltica, além de nova sinalização e obras de drenagem.

“As equipes do DER-MG finalizaram mais uma obra importante para os mineiros que está devolvendo a qualidade da via com a implantação de novo pavimento. As melhorias atendem, diretamente, uma população estimada em cerca de 12 mil habitantes, favorecendo a economia da região voltada para a produção agropecuária e agrícola”, destaca o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Caminhos pra Avançar

O Governo de Minas Gerais implementou o Caminhos pra Avançar com mais de 5,5 mil quilômetros de vias contempladas. Combinando investimentos públicos e privados, o programa visa transformar a infraestrutura viária e impulsionar o desenvolvimento regional.

Dentro desse programa são previstas a recuperação de mais de 3,5 mil quilômetros de estradas divididos em dois tipos de obras rodoviárias. O primeiro focado em pavimentar segmentos rodoviários que impulsionaram o desenvolvimento econômico de regiões e a construção de grandes pontes. Já o outro tipo de obra é concentrado em realizar a recuperação funcional de pavimento de trechos viários.

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Notícias Fri, 03 Jan 2025 11:37:19 -0200
DER-MG recuperou quase dois mil quilômetros de rodovias nos últimos dois anos http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3589-der-mg-recuperou-quase-dois-mil-quilometros-de-rodovias-nos-ultimos-dois-anos http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3589-der-mg-recuperou-quase-dois-mil-quilometros-de-rodovias-nos-ultimos-dois-anos

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), recuperou quase dois mil quilômetros de rodovias nos últimos dois anos e eliminou 91 pontos críticos em trechos pavimentados e não pavimentados da malha estadual mineira, no mesmo período. O investimento foi da ordem de R$1,8 bilhão.

Os números são do balanço de ações do departamento que aponta, ainda, a pavimentação de 142 quilômetros de novas rodovias em 2024, além de 464 quilômetros de trechos recebendo asfalto, cujas obras estão em andamento, e 144 quilômetros em licitação, o que representa um investimento total de quase R$1,5 bilhão.

Na avaliação do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, 2024 foi um ano de muitas realizações que exigiu esforço, dedicação e superação dos servidores da autarquia, mas 2025 será muito mais desafiador.

“Fechamos 2024 com quase dois bilhões de reais em editais publicados e obras licitadas. Todo esse recurso será transformado em melhorias para a população mineira, por meio da infraestrutura rodoviária”, completa.

A previsão orçamentária de 2025 para recuperação funcional das rodovias, manutenção e conservação rotineira e eliminação de pontos críticos também é robusta e ultrapassa a casa de R$ 1,2 bilhão.

O levantamento apresentado envolve obras do programa Caminhos para Avançar, maior conjunto de obras de infraestrutura rodoviária das últimas décadas.

Outras ações

Além do programa, o DER-MG desenvolveu diversas atividades na área de planejamento, engenharia e inovação, com destaque para a elaboração do projeto piloto em BIM da interseção de Capitão Enéas; gestão de 26 contratos e publicações de editais para contratação de apoio, estudos geotécnicos e sondagens.

As ações ambientais também ganharam destaque com 96 estudos e projetos na área para licenciamento ambiental e 342 ações desenvolvidas para o atendimento das condicionantes exigidas por lei e 176 processos formalizados nos órgãos ambientais.

A segurança viária também foi contemplada com o monitoramento de velocidade e de peso nas rodovias estaduais mineiras por meio de 531 radares fixos. Esse número deve dobrar no próximo ano em função de um novo edital que deverá ser lançado ainda neste ano. Além disso, 40 balanças entraram em operação e foram monitoradas remotamente por meio do Centro de Controle e Operações do DER-MG.

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Notícias Fri, 03 Jan 2025 09:23:41 -0200
Governo de Minas acompanha entrega de 40 novos ônibus metropolitanos no Terminal Justinópolis http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3588-governo-de-minas-acompanha-entrega-de-40-novos-onibus-metropolitanos-no-terminal-justinopolis http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3588-governo-de-minas-acompanha-entrega-de-40-novos-onibus-metropolitanos-no-terminal-justinopolis

O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesta quinta-feira (2/1), por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o Estado acompanhou a vistoria e a entrega de 40 novos ônibus no município de Ribeirão das Neves. Os novos ônibus, que correspondem a 35% da frota que atende a região de Justinópolis, já estão em operação.

A ação faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Seinfra, Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a agilidade no andamento do processo.

“O acordo foi firmado em setembro e, em apenas três meses, conseguimos colocar os primeiros ônibus nas ruas. Essas entregas marcam a renovação de um terço da frota total, um avanço importante para garantir mais segurança, agilidade e conforto para a população que depende do transporte público”, afirmou.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 anos para 6 anos até o final de 2025. A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Entregas

Até o momento, foram 224 veículos entregues, dos quais cerca de 100 já estão prontos para operação. Foram 18 ônibus para o município de Contagem, 11 para Mateus Leme e Juatuba, 23 para Santa Luzia, 8 para Vespasiano, além dos 40 entregues em Ribeirão das Neves.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade em toda a Região Metropolitana. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

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Notícias Thu, 02 Jan 2025 11:28:12 -0200
Reajuste da tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte entra em vigor em janeiro http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3587-reajuste-da-tarifa-do-transporte-coletivo-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-entra-em-vigor-em-janeiro http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3587-reajuste-da-tarifa-do-transporte-coletivo-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-entra-em-vigor-em-janeiro

As tarifas do transporte coletivo que atende os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão reajustadas a partir de zero hora do dia 9/1 de 2025, conforme estabelecido em contrato, que prevê a revisão anual dos valores.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) analisou o pedido de reajuste de 8,70% feito pelas operadoras e autorizou um aumento de 6,49%. Com isso, o valor da tarifa preponderante passará de R$ 7,70 para R$ 8,20.

O reajuste é necessário para assegurar a operacionalização do sistema, considerando a inflação do período, a atualização dos insumos mais relevantes e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O sistema de transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação e realiza, em média, até 14 mil viagens por dia útil, atendendo cerca de 650 mil usuários diariamente.

Renovação de frota

este ano, o Governo de Minas investiu na modernização do transporte público da RMBH, com a aquisição de novos ônibus, viabilizada junto às empresas, por meio do acordo firmado em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Até o momento, 224 veículos foram entregues, dos quais 180 já estão em operação. Até o final de 2025, 850 veículos estarão incorporados ao sistema, renovando um terço da frota total e oferecendo mais segurança, agilidade e conforto à população.

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Notícias Thu, 02 Jan 2025 08:48:44 -0200
Secretaria de Infraestrutura destaca avanços das concessões em 2024 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3586-secretaria-de-infraestrutura-destaca-avancos-das-concessoes-em-2024 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3586-secretaria-de-infraestrutura-destaca-avancos-das-concessoes-em-2024


A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) vai encerrar 2024 com avanços importantes no Programa de Concessões e Parcerias. Somente as concessões rodoviárias somam investimentos que ultrapassaram R$ 900 milhões. Também foi assinado o contrato de concessão de uso da Serraria Souza Pinto e aberta a consulta pública do Complexo de Saúde do Hospital Padre Eustáquio, unidade pública que será a mais moderna do país.

Na infraestrutura rodoviária, as iniciativas trouxeram melhorias para a mobilidade e segurança das rodovias mineiras, beneficiando milhares de usuários em diversas regiões do estado.

Atualmente, o programa conta com seis contratos vigentes, totalizando cerca de 2.300 km de estradas concedidas e investimentos que ultrapassam R$ 17 bilhões. Os trechos são: BR-135, Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Varginha-Furnas, MG-050 e Rodoanel.

Na MG-050, foram mais de R$ 69 milhões investidos em obras que ampliaram a capacidade e segurança da rodovia.

Já na BR-135, os investimentos superaram R$ 523 milhões com ações de grande impacto, como a entrega do contorno de Cordisburgo, com 2,51 km de extensão.

Nos lotes concedidos do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas, os investimentos somaram mais de R$ 304 milhões. 

O Lote 3, que abrange a região de Varginha-Furnas, avançou com serviços de limpeza e desobstrução de drenagens em 45 km, reparos emergenciais em 432 km e a recuperação de mais de 5 mil m² de pavimento. 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno, as concessões rodoviárias têm se consolidado como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento rodoviário do estado. “Os números refletem o compromisso do Governo de Minas com rodovias mais seguras e eficientes, que atendam às necessidades da população e impulsionem a nossa economia”, afirmou.
 
Serraria
Em agosto deste ano, o contrato de concessão de uso da Serraria Souza Pinto foi assinado com o consórcio Nova Serraria, que nos próximos 20 anos será responsável pela operação das atividades do local.

Os investimentos previstos para o imóvel somam, no mínimo, R$ 7 milhões, incluindo intervenções obrigatórias e ciclos de reinvestimentos e manutenção ao longo de toda execução contratual. 



Próximos projetos
Em novembro, o Governo de Minas anunciou a concessão de dois novos lotes rodoviários: Vetor Norte e Ouro Preto-Mariana. As consultas públicas sobre os projetos estão abertas no site da Seinfra.

O Vetor Norte abrange 123,4 quilômetros de rodovias, incluindo trechos das MG-010, MG-424 e LMG-800. O contrato prevê investimentos de cerca de R$ 4,3 bilhões ao longo de 30 anos. 

O lote Ouro Preto-Mariana contará com investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões provenientes do Novo Acordo de Mariana, para duplicação da BR-356, a implantação de faixas adicionais na MG-262 e na MG-329, além de inúmeros outros benefícios. 


Outro projeto com consulta pública em andamento é o Complexo de Saúde do Hospital Padre Eustáquio. Com capacidade para mais de 500 leitos, espaço em Belo Horizonte vai oferecer serviços de cuidado hospitalar e vigilância laboratorial, garantindo assistência mais ágil à população. A participação pode ser feita clicando aqui.

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Notícias Fri, 27 Dec 2024 10:58:02 -0200
DER-MG já iniciou estudo técnico para recuperar a LMG-655, que foi interditada no Norte de Minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3585-der-mg-ja-iniciou-estudo-tecnico-para-recuperar-a-lmg-655-que-foi-interditada-no-norte-de-minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3585-der-mg-ja-iniciou-estudo-tecnico-para-recuperar-a-lmg-655-que-foi-interditada-no-norte-de-minas

 
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou, nessa quarta-feira (25/12), as ações para recuperar o aterro do km 12 da LMG-655, no trecho que liga o entroncamento da MG-307 (para Grão Mogol) e o distrito de Adão Colares, do município de Botumirim.
 
A ruptura do aterro, que ocasionou o rompimento da pista, ocorreu por volta das 14 horas do dia 25, devido ao alto volume de água que atingiu o local. O ponto foi imediatamente sinalizado e segue monitorado pelo DER-MG.
 
A expectativa é que os trabalhos para recuperar a pista sejam realizados nos próximos 60 dias, dependendo de condições climáticas favoráveis.
 
Para quem está em Botumirim, a rota alternativa é seguir por 28 km pavimentados até o distrito de Adão Colares, quando deverá prosseguir por 37 km da AMG-0610, via não pavimentada, até o distrito de Barrocão, que fica à margem da BR-251, no segmento entre Montes Claros e Salinas.

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Notícias Thu, 26 Dec 2024 13:15:06 -0200
Governo de Minas autoriza início das obras de recuperação da MG-424, na RMBH http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3584-governo-de-minas-autoriza-inicio-das-obras-de-recuperacao-da-mg-424-na-rmbh http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3584-governo-de-minas-autoriza-inicio-das-obras-de-recuperacao-da-mg-424-na-rmbh


O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) autorizou, nesta sexta-feira (20-12), o início das obras de recuperação funcional da rodovia MG-424, entre o entroncamento com a MG-010 e Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As intervenções fazem parte do programa Caminhos pra Avançar, o maior pacote de obras rodoviárias das últimas décadas em Minas Gerais.

Os 50 quilômetros de extensão que passarão por melhorias vão da rodovia MG-010, em Vespasiano, até a entrada de Sete Lagoas. O trecho passa, também, pelos municípios de São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos e Prudente de Morais. O investimento é de R$88.577.728,23 e beneficia mais de meio milhão de habitantes dos municípios diretamente envolvidos. O prazo contratual para execução dos serviços é de 18 meses.

As equipes do DER-MG se concentrarão, nos próximos dias, nos serviços de segurança viária com a troca de 1500 metros de defensas metálicas até o final do ano, seguidas de obras complementares. Após essa fase, começam as intervenções no pavimento asfáltico, que envolvem reciclagem de base e sub-base da pista, nova capa asfáltica, implantação de nova sinalização e obras de drenagem. Além disso, 19 pontos de erosão serão recuperados ao longo do trecho.

Rodovias no Sul de Minas

Rodovias no Sul do estado também tiveram a ordem de início emitida pelo DER-MG, nesta sexta feira. São contemplados 28,60 km da LMG- 886 (final do perímetro urbano de Monte Verde ao início do perímetro urbano de Camanducaia); 12,30 km da AMG-1930 (entroncamento da MG-173 até o início do perímetro urbano de Gonçalves) e 43,30 km da AMG-1915 (final do perímetro urbano de Borda da Mata até o início do perímetro urbano de Tocos do Moji. O investimento total nas três obras é de mais R$65 milhões.

De acordo com o diretor-geral do DER-MG, os últimos dois anos foram recuperados quase dois mil quilômetros de rodovias e 2025 será um ano de muitas outras obras que vão proporcionar mais segurança e conforto para os mineiros, alavancados pelos projetos inseridos no programa Caminhos pra Avançar e pelos novos contratos de manutenção e conservação permanentes em vigor nas Coordenadorias Regionais do departamento em todo território de Minas.

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Notícias Fri, 20 Dec 2024 14:36:51 -0200
Governo de Minas realiza audiência pública para apresentar concessão do lote Ouro Preto - Mariana http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3583-governo-de-minas-realiza-audiencia-publica-para-apresentar-concessao-do-lote-ouro-preto-mariana http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3583-governo-de-minas-realiza-audiencia-publica-para-apresentar-concessao-do-lote-ouro-preto-mariana


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) realizou, nesta quinta-feira (19/12), audiência pública para apresentação do lote Ouro Preto – Mariana, que abrange as rodovias BR-356, MG-262 e MG-329, totalizando 187,3 quilômetros de extensão. O encontro aconteceu em Mariana e contou com a participação de moradores e autoridades locais. A gravação da reunião pode ser acessada no canal da Seinfra no YouTube.

“O contrato prevê investimentos que totalizam cerca de R$ 5 bilhões em obras relevantes para a região. A duplicação da BR-356, a implantação de faixas adicionais na MG-262 e na MG-329, além de inúmeros outros benefícios que vão promover segurança viária e redução do tempo de viagem”, explicou a subsecretária de Parcerias e Concessões da Seinfra, Fernanda Alen.

O lote abrange um importante corredor logístico, turístico e econômico do estado,  cortando, diretamente,. 11 municípios, sendo eles: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.

O projeto foi estruturado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em parceria com o Banco Interamericano de Investimento (BID).

Investimentos
Cerca de R$ 2,5 bilhões serão direcionados para as obras estruturantes, que incluem a duplicação de 67 quilômetros da BR-356, implantação de 39 quilômetros de faixa adicional nas MG-262 e MG-329, a implantação e readequação de 64 quilômetros de acostamentos, além da construção de contornos viários, acessos, passarelas e correções de curvas críticas ao longo de todo o trecho.

Outros R$ 2,4 bilhões serão destinados para manutenção constante das rodovias e para os serviços aos usuários, antes inexistentes, como atendimento de socorro médico, com prazo de 30 minutos de chegada até a ocorrência, além dos serviços de guincho leve e pesado para veículos e a apreensão de animais na pista.

Consulta Pública
Até o próximo dia 26/12 os interessados em contribuir com sugestões ao projeto poderão participar da consulta pública, disponível no link http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/page/2572-consulta-publica-lote-7-ouro-preto-mariana


Novo Acordo de Mariana
A decisão é o maior acordo socioambiental do mundo, com R$ 132 bilhões em novos recursos destinados à reparação. O rompimento da barragem das mineradoras tirou a vida de 19 pessoas. A lama represada pela estrutura percorreu mais de 600 quilômetros do Rio Doce, em Minas Gerais, até desaguar no mar, no Espírito Santo, provocando uma série de danos socioeconômicos e ambientais que até hoje trazem prejuízos à região.

A repactuação, que veio após a realização de centenas de reuniões entre Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, União e demais envolvidos, era uma prioridade para o Governo de Minas, que lutou muito em defesa de um termo que garantisse, efetivamente, justiça e celeridade nas medidas de reparação e atendimento às famílias das vítimas e comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, em 2015.

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Notícias Thu, 19 Dec 2024 14:28:39 -0200
Obras de contenção de enchentes no complexo Riacho das Pedras estão preparadas para o período chuvoso http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3582-obras-de-contencao-de-enchentes-no-complexo-riacho-das-pedras-estao-preparadas-para-o-periodo-chuvoso http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3582-obras-de-contencao-de-enchentes-no-complexo-riacho-das-pedras-estao-preparadas-para-o-periodo-chuvoso


A estrutura do canal da bacia de contenção B5A Toshiba, localizada na rua Arterial, no bairro Santa Maria, em Contagem, com capacidade para receber cerca de 22 milhões de litros, já está funcionando para retenção da água das chuvas. Concluído em setembro deste ano, o reservatório será um aliado para a redução de enchentes na região da Avenida Tereza Cristina, na capital mineira.

Além da bacia, a secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) também está executando as obras de captação das águas pluviais das ruas adjacentes, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2025.

“Já temos uma estrutura totalmente operacional. A grande capacidade de retenção de chuvas desta bacia, somada as outras bacias da região vão trazer mais tranquilidade para quem sofreu tanto com as inundações frequentes ao longo de décadas”, avalia o secretário de estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

A estrutura da bacia B5A possui mais de 3 mil metros quadrados, sendo 260 metros de extensão, seis metros de altura e 13 metros de largura.

Na mesma região, a Bacia B2 (Praça Rio Volga), do Riacho das Pedras, está operando integralmente como dispositivo de contenção de cheias. Alguns serviços complementares ainda estão em execução, com previsão de conclusão em maio de 2025, o que não compromete sua funcionalidade. É importante destacar que a obra também inclui a execução de serviços de urbanização, requalificação da praça, incluindo a construção de pista de skate para a comunidade local. Por isso, os trabalhos podem se estender até o segundo semestre de 2025.

Convênios
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) está investindo R$ 400 milhões na construção das cinco bacias de contenção de cheias. Desse valor, R$ 212 milhões são provenientes do Acordo de Reparação aos danos provocados pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho e R$ 128 milhões do Governo Federal, além de recursos estaduais e dos municípios de Contagem e Belo Horizonte, (R$ 7 milhões de Contagem e R$ 14 milhões de BH de contrapartida dos convênios de saída).

Quando prontas, as estruturas devem beneficiar aproximadamente 250 mil pessoas, que aguardam uma solução para a situação há mais de 15 anos.

As bacias de Contagem têm capacidade volumétrica assim divididas:
Bacia Rio Volga (B2): 27.000 metros cúbicos.
Vila PTO (Bacia B3): 102.960 metros cúbicos.
Vila Itaú (Bacia B4): 377.950 metros cúbicos.
Bacia 05A (Bacia Toshiba): 21.800 metros cúbicos.

Em Belo Horizonte, a B5 - Vila Sport Club (córrego Ferrugem) tem capacidade volumétrica de 274.245 metros cúbicos.

As bacias do Ferrugem (B3, B4 e B5), cuja execução está sob responsabilidade das prefeituras, já apresentam funcionalidade quanto ao uso, proporcionando a retenção de expressivo volume de água. Os trabalhos nessas bacias também devem ser finalizados em 2025.

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Notícias Tue, 17 Dec 2024 09:04:11 -0200
DER-MG inicia obras de recuperação do asfalto na rodovia MGC-356, no vetor sul de Belo Horizonte http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3581-der-mg-inicia-obras-de-recuperacao-do-asfalto-na-rodovia-mgc-356-no-vetor-sul-de-belo-horizonte http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3581-der-mg-inicia-obras-de-recuperacao-do-asfalto-na-rodovia-mgc-356-no-vetor-sul-de-belo-horizonte

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realiza, a partir desta quinta-feira (12/12), a recuperação do pavimento de 5,6 quilômetros da rodovia MGC-356, entre o trevo do bairro Belvedere até o entroncamento com o Anel Rodoviário, no vetor sul de Belo Horizonte.

As obras serão executadas no período da noite, das 21h às 5h, para não atrapalhar o fluxo de veículos no horário de maior movimento no trânsito. As intervenções devem durar três meses e vão começar próximo ao Anel Rodoviário, no sentido Belo Horizonte, conforme cronograma do DER-MG.

Este cronograma de obras foi elaborado levando em consideração o trânsito e as datas comemorativas de fim de ano, para o bom funcionamento do comércio e a circulação de consumidores neste período.

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Notícias Thu, 12 Dec 2024 14:35:39 -0200
Em cinco anos, Governo de Minas amplia em mais de 2.400% o uso do asfalto borracha nas rodovias do estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3580-em-cinco-anos-governo-de-minas-amplia-em-mais-de-2-400-o-uso-do-asfalto-borracha-nas-rodovias-do-estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3580-em-cinco-anos-governo-de-minas-amplia-em-mais-de-2-400-o-uso-do-asfalto-borracha-nas-rodovias-do-estado

O Governo de Minas aumentou em mais de 2.400% o uso de asfalto borracha em obras rodoviárias nos últimos cinco anos, de acordo com dados da empresa que fornece o material ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).

O volume utilizado do material, considerado ecologicamente correto, saltou de 1.107 toneladas, em 2020, para 40.115 toneladas em 2024. Ainda segundo as informações da fornecedora, o DER-MG é o órgão público que mais utiliza o asfalto borracha no Brasil, com um resultado acumulado de 80 mil toneladas no período citado. O uso desse mecanismo levou à retirada de 1,6 milhão de pneus do meio ambiente.

Além de promover o reaproveitamento de resíduos e diminuir o impacto ambiental, o emprego do asfalto borracha ajuda, de forma indireta, a evitar a emissão de carbono, o que corresponde a mais 40 mil árvores que deixariam de ser cortadas. Com a reutilização dos pneus descartados, também evita-se a proliferação dos criadouros de mosquitos da dengue.

O aumento da utilização do insumo em Minas foi alavancado pelo Caminhos para Avançar, maior programa de recuperação de rodovias das últimas décadas, com mais de 5,5 mil quilômetros de vias contempladas, combinando investimentos públicos e privados.

Dentro desse contexto, o Governo de Minas recupera mais de 3,5 mil quilômetros de estradas, muitas delas utilizando o asfalto borracha, como na rodovia MGC-496, que liga Corinto a Pirapora, no Norte do estado, e na MG-164, entre Bom Despacho e Martinho Campos, na região Central de Minas Gerais.

As obras de implantação e pavimentação também são contempladas com a utilização da técnica, como no trecho da LMG-739 que liga Congonhas do Norte, Ouro Fino e Conceição do Mato Dentro. Para 2025, o DER-MG prevê, inicialmente, recuperar mais de 400 quilômetros da malha estadual com o uso do asfalto borracha.

O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, explica que a iniciativa do uso do produto nas obras de infraestrutura rodoviária em Minas está em consonância com a Lei Estadual nº 18.719/2010. Além dos ganhos ambientais, o material também gera benefícios de manutenção.

"A utilização do asfalto borracha evidencia a atenção do Governo de Minas com o meio ambiente e com a durabilidade da obra, uma vez que o material garante maior vida útil do pavimento em relação ao asfalto convencional. E isso reduz, por exemplo, a necessidade de reparos na pista", aponta Rodrigo Tavares.

Minas em primeiro lugar

Além de o DER-MG ser o órgão público que mais utiliza o produto, com um consumo de mais de 80 mil toneladas acumulados nos últimos cinco anos, Minas Gerais é o maior consumidor de asfalto borracha no Brasil, com mais de 210 mil toneladas (juntando o uso na iniciativa pública e privada) consumidas nos últimos cinco anos, de acordo com dados apontados pelo gerente comercial da empresa que fornece o produto, Roberto Perez.

"Uma via pavimentada com asfalto borracha está menos suscetível à ocorrência de deformações permanentes do pavimento, como trilhas de roda pelo excesso de peso, reduz a propagação de fissuras e assim, a menor incidência de buracos, aumentando a vida útil da rodovia", avalia Roberto Perez.

Asfalto ecológico

O asfalto borracha é um tipo de revestimento de pavimento que leva em sua composição cerca de 15% de pó de pneu moído. Este pó utilizado em sua fabricação é resultado da reciclagem de pneus descartáveis, fato que caracteriza o produto como sustentável.

Quando adicionado ao concreto asfáltico de petróleo (CAP) e aquecido em reatores específicos, gera uma mistura que dá origem ao produto final, de alto desempenho capaz de apresentar mais viscosidade, ponto de amolecimento e mais elasticidade do que o asfalto comum.

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Notícias Thu, 12 Dec 2024 14:26:27 -0200
Órgãos do Sistema de Infraestrutura de Minas Gerais apresentam resultados e avanços no evento Infra Minas 2024 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3579-orgaos-do-sistema-de-infraestrutura-de-minas-gerais-apresentam-resultados-e-avancos-no-evento-infra-minas-2024 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3579-orgaos-do-sistema-de-infraestrutura-de-minas-gerais-apresentam-resultados-e-avancos-no-evento-infra-minas-2024


Servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e das Agências de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e do Vale do Aço (ARMVA) se reuniram em um evento realizado no auditório JK, na Cidade Administrativa, nessa quarta-feira (11/12), para apresentarem os avanços e entregas dos principais projetos desenvolvidos pelo Sistema de Infraestrutura de Minas Gerais. O momento de integração contou com a participação de mais de 400 pessoas.

O governador Romeu Zema abriu o encontro destacando a melhora nas estradas mineiras que é fruto da ampliação do investimento feito pelo Governo de Minas e do trabalho realizado pelas equipes da Seinfra e do DER-MG.

"O aumento dos investimentos nas estradas mineiras é algo que me deixa extremamente feliz. O secretário Pedro Bruno me atualiza como estão os trabalhos, do percentual de estradas boas, regulares e ruins e o que nós temos visto é uma evolução muito expressiva", disse.

A integração dos órgãos permitiu o avanço de projetos prioritários de infraestrutura para o estado, beneficiando os mineiros em todas as regiões do estado.

“As vezes estamos aqui focados no nosso trabalho, focados no dia a dia e não temos a dimensão do impacto que levamos para a vida das pessoas. A gente vem se tornando uma referência, em função do trabalho de cada um dos servidores, pelo planejamento, pela execução, pelas entregas. Tenho certeza que ainda vamos deixar um legado muito grande para todos”, agradeceu o secretário de estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Entregas
As estradas mais modernas, por meio do programa Caminhos para Avançar, foi um dos destaques apresentados durante o encontro. Com maior segurança e eficiência logística, o programa fortalece as vocações econômicas do nosso estado.

Ainda na área de logística, outra consolidação importante foi a estruturação de novos projetos de concessões rodoviárias, com destaque para os lotes Vetor Norte e Ouro Preto – Mariana, e a celebração de um ano das concessões no Triângulo e Sul de Minas.

No Rodoanel a execução do projeto e das etapas de licenciamento seguem dentro do cronograma planejado.

O início das obras da linha 2 do metrô da RMBH, a entrega do primeiro lote de novos ônibus para o sistema de transporte metropolitano, a aprovação do projeto de corredores de ônibus na Região Metropolitana e a construção do novo terminal de passageiros em Santa Luzia reafirmam o compromisso de todo o Sistema de Infraestrutura com a mobilidade urbana.

Também foi intensificada a fiscalização dos ônibus metropolitanos e intermunicipais, que permitiu a intervenção no contrato de uma das maiores empresas, que operava no Sul de Minas, melhorando a prestação do serviço.

Na área de edificações, a construção dos Hospitais Regionais de Divinópolis, Sete Lagoas, Governador Valadares e Teófilo Otoni avançaram consideravelmente este ano.

Na capital, as obras de restauração do prédio centenário do Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg) foram iniciadas para garantir mais acessibilidade e segurança aos estudantes, além de preservar patrimônio histórico.

O compromisso com o desenvolvimento regional também foi destaque com o programa de convênios e doações de materiais, ampliando a conectividade e a qualidade de vias urbanas e rurais, e a qualidade de equipamentos públicos em diversos municípios mineiros.

No planejamento e gestão integrada das regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço, as Agências de Desenvolvimento promoveram projetos de ordenação territorial, regulação Urbana, reforçando a governança interfederativa.

Além disso, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) comemorou este ano a aprovação na Assembleia Legislativa do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), a primeira do estado e a terceira região metropolitana do Brasil a ter o seu Plano Diretor aprovado, sendo a primeira não vinculada a uma capital.

O balanço das principais entregas de 2024 estão disponíveis clicando aqui.

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Notícias Thu, 12 Dec 2024 10:08:16 -0200
Governo de Minas fomenta infraestrutura pública municipal com Programa de Doação de Materiais e Convênios http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3578-governo-de-minas-fomenta-infraestrutura-publica-municipal-com-programa-de-doacao-de-materiais-e-convenios http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3578-governo-de-minas-fomenta-infraestrutura-publica-municipal-com-programa-de-doacao-de-materiais-e-convenios


Com o objetivo de apoiar a infraestrutura pública municipal, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), oferece às prefeituras a possibilidade de celebração de convênios de liberação de recursos para a realização de obras como pavimentação, recapeamento e calçamento, construção de praças públicas, pontes, equipamentos públicos, entre outros. As obras contribuem para o desenvolvimento econômico e social e para a melhoria da qualidade de vida da população.

"Esse é um programa de extrema importância no apoio à infraestrutura. Principalmente, naquelas cidades de pequeno porte, que são a grande realidade de Minas Gerais", enfatiza o subsecretário de Infraestrutura da Seinfra, Breno Longobucco.

Atualmente, são 761 convênios, atendendo 448 municípios, com recursos de R$ 986 milhões.

Um dos beneficiados em 2024 foi Santo Antônio do Monte, no Centro-oeste do estado. Cerca de R$ 12 milhões foram transferidos ao município, que destinou os recursos para o asfaltamento da rodovia MG-252, beneficiando toda a região, como explica o prefeito Leo Camilo.

“Esta é uma obra esperada há décadas. Esse trecho de 17 quilômetros foi municipalizado e Araújos e Santo Antônio do Monte fizeram essa obra tão importante para toda a região. É uma obra que não liga simplesmente os dois municípios, mas interliga toda a região Centro-Oeste”, completa.

A Seinfra também disponibiliza Projetos Padrão, modelos que podem ser adaptados às particularidades de cada município, para diversos tipos de edificações institucionais, como quadra poliesportiva, creche, capela velório, pontes, entre outros. O objetivo desses modelos é homogeneizar especificações, acabamentos e formas de execução nas obras do Estado.

Os modelos são disponibilizados em formato CAD e PDF, no site da Seinfra, podendo ser acessados gratuitamente pelos interessados neste link.

Doações de materiais

Em outra linha de atuação, a Seinfra criou, em 2007, e mantém o Programa de Doação de Materiais, que disponibiliza aos municípios vigas para construção de pontes, bueiros metálicos para transposição de cursos d’águas, e, também, mata-burros, que facilitam escoamento da produção em comunidades rurais.

Somente em 2024, cem Termos de Transferência Gratuita de Bens foram celebrados, atendendo 87 municípios. Entre os materiais doados estão 872 unidades de mata-burros, equivalente a R$ 3.373.802,88, 15 conjuntos de vigas metálicas, com investimento da ordem de R$1.113.825,00, e 561 metros lineares de bueiros metálicos, somando R$ 2.164.376,00.

Além disso, os materiais também são utilizados para atendimento a demandas emergenciais do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para restabelecimento e recuperação de rodovias afetadas pelas chuvas.

Desde 2020, com a publicação do Decreto 47.912/2020, os procedimentos de doação e prestação de contas dos materiais fornecidos pela Seinfra foram desburocratizados, garantindo celeridade no processo de liberação, além de evitar com que as solicitações fiquem paradas por falta de cumprimento dos requisitos legais.

Municípios atingidos pelas chuvas, com reconhecimento estadual da situação de emergência, também podem solicitar a doação de materiais, apresentando documentação simplificada.

Mais informações sobre o funcionamento do programa podem ser obtidas no site da Seifra.

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Notícias Wed, 11 Dec 2024 09:08:24 -0200
Governo conclui reforma de muralhas e guaritas do maior complexo penitenciário de Minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3577-governo-conclui-reforma-de-muralhas-e-guaritas-do-maior-complexo-penitenciario-de-minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3577-governo-conclui-reforma-de-muralhas-e-guaritas-do-maior-complexo-penitenciario-de-minas


O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), concluiu as obras de reforço estrutural dos quatro quilômetros de extensão das muralhas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também foram entregues a reforma das guaritas externas e da cerca elétrica, além da substituição parcial das concertinas.
 
Esta é a primeira vez que o Complexo, o maior e um dos mais importantes do Estado, recebe uma reforma desse porte em toda a extensão da muralha, desde a sua inauguração, em 1988. No total foram investidos cerca de R$12 milhões. Uma visita ao local foi realizada na manhã desta sexta-feira (6/12) para marcar a entrega da obra.
 
“Hoje é um dia histórico. Essa obra representa mais uma missão cumprida. Estamos com dezenas de obras e reformas em andamento nas nossas unidades prisionais, possíveis graças ao esforço do Governo de Minas, que investiu mais de R$ 70 milhões no sistema prisional. Nunca houve um investimento desse porte no sistema penitenciário”, ressaltou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.
 
Os 344 pilares originais da edificação foram reforçados e, para mais segurança, adicionados mais 116. Os trabalhos também incluíram a demolição e recomposição do reboco, tanto no lado interno quanto no externo. Na passarela, por onde transitam os policiais penais, foram reformados o piso, a laje e alvenaria de parte da mureta.
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Servidores
Além de mais segurança para todos os mineiros, a reforma da Muralha do Complexo Penitenciário Nelson Hungria representa, também, melhorias nas rotinas de trabalho para todos os policiais penais da unidade. Esse destaque foi feito pelo diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, durante a entrega da obra.

"Quero elencar esta importante entrega, que vai dar melhores condições de trabalho e segurança para os servidores. Todos os policiais penais e demais servidores do Departamento Penitenciário são gratos, por tudo que já foi realizado em termos de melhorias. Estamos avançando. A gente consegue olhar para trás e constatar, mas, ao mesmo tempo, sabemos o que precisa ser melhorado", destacou Badaró.

Além dos operários contratados pela empresa responsável pelas obras, os serviços contaram com a mão de obra de 25 presos. A execução desta obra foi realizada pela Seinfra

O secretário adjunto da pasta de Infraestrutura, Pedro Calixto, destacou a parceria com a Sejusp e o esforço do Governo no aprimoramento de todas as infraestruturas públicas do Estado. "É motivo de muito orgulho entregarmos esta obra, que reflete o compromisso do Governo de Minas em garantir a segurança e boa qualidade do serviço público."

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Notícias Fri, 06 Dec 2024 13:10:21 -0200
Governo de Minas entrega primeiro lote de 66 novos ônibus e beneficia a população que usa o transporte metropolitano http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3576-governo-de-minas-entrega-primeiro-lote-de-66-novos-onibus-e-beneficia-a-populacao-que-usa-o-transporte-metropolitano http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3576-governo-de-minas-entrega-primeiro-lote-de-66-novos-onibus-e-beneficia-a-populacao-que-usa-o-transporte-metropolitano

Cristiano Machado ImprensaMG 26

O Governo de Minas entregou, nesta quinta-feira (5/12), 66 novos ônibus para o sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em cerimônia no Terminal São Benedito, em Santa Luzia, que contou com a presença do governador Romeu Zema.

Outros 784 veículos novos serão entregues até o final de 2025, renovando cerca de 33% da frota total e melhorando a qualidade do serviço para a população. “Para mim, é uma felicidade muito grande estar aqui neste momento, que é o pontapé inicial na substituição de 850 ônibus metropolitanos”, disse o governador de Minas, que destacou ainda as melhorias que a população deve observar.

"São veículos mais confortáveis, ágeis e seguros que vão propiciar uma melhora no transporte coletivo da região metropolitana. Por isso, eu quero agradecer ao empenho de todos os órgãos que fizeram parte dessa entrega", afirmou Romeu Zema.

Essa aquisição dos novos ônibus faz parte do acordo assinado, em setembro de 2024, junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), sob intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Para a compra de 600 novos veículos estão sendo destinados, integralmente, R$ 382 milhões, a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo em função dos impactos causados pela pandemia. Além disso, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025.

Renovação

Até o fim do próximo ano, com a entrada dos novos veículos, haverá redução da idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos. Os critérios para a alocação dos ônibus novos, entre as 640 linhas do transporte público da RMBH, foram estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, ressaltou a melhoria na qualidade das viagens oferecidas aos usuários do transporte coletivo com os novos veículos nas ruas.

"Com essa entrega, nós vamos reduzir a idade média da frota que são 11 anos para seis. Estar aqui entregando esses novos ônibus é uma realização para nós do Governo de Minas", explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Nesse primeiro lote, serão 38 novos ônibus direcionados para a região de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas, outros 11 veículos para linhas que atendem à região de Contagem e 17 ônibus para linhas das regiões de Mateus Leme, Azurita, Juatuba e Betim.

A distribuição levou em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.

Impacto

O processo de renovação da frota foi diretamente impactado pela diminuição do número de passageiros durante a pandemia de covid-19, o que também elevou significativamente o custo da operação.

Antes da pandemia, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.

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Notícias Thu, 05 Dec 2024 12:45:35 -0200
Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço é aprovado na Assembleia Legislativa http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3575-plano-diretor-de-desenvolvimento-integrado-da-regiao-metropolitana-do-vale-do-aco-e-aprovado-na-assembleia-legislativa http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3575-plano-diretor-de-desenvolvimento-integrado-da-regiao-metropolitana-do-vale-do-aco-e-aprovado-na-assembleia-legislativa



Um dia histórico para a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). Na tarde desta quarta-feira (4/12), foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei Complementar - 50/2020, que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana do Vale do Aço.

A aprovação do PDDI é um marco histórico, uma vez que a RMVA é a primeira do estado e a terceira região metropolitana do Brasil a ter o seu Plano Diretor aprovado, sendo a primeira não vinculada a uma capital.

A aprovação representa uma etapa fundamental na consolidação de um planejamento estratégico que visa promover o desenvolvimento sustentável e organizado da região, refletindo diretamente nas políticas públicas de mobilidade, infraestrutura, meio ambiente e expansão urbana.

O Diretor-Geral da Agência RMVA, Mauro Guimarães, comemorou a aprovação como uma vitória para o futuro da região. “O PDDI é uma vitória de todos mineiros e mineiras do Vale do Aço. A aprovação deste projeto nos deixa esperançosos, além de  representar o compromisso das instituições com um planejamento eficaz, que impacta diretamente na qualidade de vida da população e na geração de oportunidades de desenvolvimento para todos os municípios que compõem a RMVA", destacou.

O PDDI foi conduzido pela Agência Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), com a participação de diversos atores da sociedade civil, instituições públicas e privadas, com o objetivo de integrar as políticas urbanas e garantir um crescimento ordenado e equilibrado da região.

Com a aprovação definitiva na Assembleia Legislativa, o próximo passo será a implementação das diretrizes estabelecidas no plano, que vão transformar o Vale do Aço em uma região mais próspera, organizada e preparada para os desafios do futuro.

Plano
O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) é o principal instrumento de planejamento regional, conforme estabelecido pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015) e regulamentado pela Constituição do Estado de Minas Gerais e pelas Leis Complementares Estaduais nº 88/2006, 90/2006 e 122/2012.

Sua função é orientar o desenvolvimento urbano e regional de forma integrada, promovendo a governança interfederativa e o equilíbrio entre crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e justiça social.
O plano foi construído ao longo de seis anos (2013-2019), com a participação ativa de técnicos municipais, estaduais, especialistas e da sociedade civil organizada.

Validado em audiências públicas realizadas nos quatro municípios da RMVA e na Conferência Metropolitana do Vale do Aço, o PDDI foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Metropolitano em 2019 e, em seguida, encaminhado à ALMG, como Projeto de Lei Complementar nº 50/2020.

O Projeto agora segue para sanção do Governador Romeu Zema.

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Notícias Wed, 04 Dec 2024 14:39:01 -0200
Governo de Minas realiza ciclo de audiências públicas do Lote Rodoviário Vetor Norte http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3574-governo-de-minas-realiza-ciclo-de-audiencias-publicas-do-lote-rodoviario-vetor-norte http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3574-governo-de-minas-realiza-ciclo-de-audiencias-publicas-do-lote-rodoviario-vetor-norte

Nesta quinta (28/11) e sexta-feira (29/11), a secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) realizou duas audiências públicas para apresentação do projeto de concessão do lote rodoviário Vetor Norte, na região Metropolitana de Belo Horizonte. As sessões aconteceram na Câmara Municipal de Vespasiano e na Cidade Administrativa, respectivamente.

“Esta é uma etapa importante para escutar a sociedade civil e entidades interessadas. É o momento que temos para aprimorar o nosso projeto”, ressaltou a subsecretária de Concessões e Parcerias da Seinfra, Fernanda Alen.

Além do público presencial, as audiências também foram acompanhadas, simultaneamente, em transmissão ao vivo no canal da Seinfra no Youtube. (https://www.youtube.com/SeinfraMG)

Durante a reunião foi apresentado o escopo do projeto, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A integra do projeto, incluindo os estudos de engenharia, socioambientais e econômico-financeiros, podem ser acessados no site da Seinfra. http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/page/2552-consulta-publica-lote-8-vetor-norte

Serviços e investimentos
O projeto prevê a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, que somam mais de 31 quilômetros de novas rodovias, com pistas duplicadas.

Com a implantação dos contornos, estima-se uma redução de mais de 27 minutos no deslocamento entre Belo Horizonte e Sete Lagoas. Para a Serra do Cipó, destino turístico da região, a economia estimada é de 21 minutos no trajeto.

Estão programadas importantes obras de ampliação de capacidade, como a implantação de 34,29 quilômetros de duplicações, faixas adicionais e terceiras faixas, além da construção de 105,8 quilômetros de acostamentos e a readequação de 9,8 quilômetros de vias marginais. Essas intervenções irão aumentar a capacidade viária das rodovias, que atualmente possuem 45% de pistas simples.

A concessão também prevê melhorias, como recuperação do asfalto e manutenção contínua da malha viária.

O trecho contará com pórticos de pedágio sem cancela, no modelo free flow. O sistema de cobrança em livre passagem elimina a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, proporcionando mais segurança e agilidade ao tráfego.

Além disso, para aumentar a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres, o projeto também inclui a construção de novos viadutos, passarelas e pontos de ônibus. Com as intervenções, espera-se evitar mais de 2,5 mil acidentes nos próximos dez anos.

Consulta Pública
Até o próximo dia 12/12 os interessados em contribuir com sugestões ao projeto poderão participar da consulta pública.
O formulário modelo de questionamentos e o regulamento com a forma de participação pode ser acessado clicando aqui. http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/page/2552-consulta-publica-lote-8-vetor-norte

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Notícias Fri, 29 Nov 2024 13:39:31 -0200